O Que Fazer Para Reciclagem do Lixo Eletrónico – REEE?
O nome REEE, significa Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos, que incluem uma enorme quantidade de utensílios, electrodomésticos e aparelhos de uso corrente. Desde os utensílios da sua cozinha, à sala, passando pelo escritório, fazem parte do quotidiano e, por vezes, deixam de funcionar ou simplesmente se tornam obsoletos e são substituídos.
Como tal, o destino a dar aos seus equipamentos fora de uso podem ser vários.
Vamos dividir em dois tipos, equipamentos em funcionamento e equipamentos avariados.
Equipamentos em Funcionamento
Se o equipamento eléctrico que vai ser substituído ainda funciona em condições, pode-se considerar a doação a uma instituição de apoio social ou venda em plataformas de trocas ou artigos em segunda mão como o OLX.
Doar computadores a uma instituição de caridade é uma forma maravilhosa para apoiar uma causa em que acredite e muitas vezes a única forma de eles terem computadores. Não se esqueça de remover todos os dados pessoais.
Substituir Equipamentos Avariados
Caso o equipamento eléctrico ou electrónico já não funcione, quando comprar um novo, deve-o entregar ao fornecedor do novo. Caso o novo equipamento seja entregue em casa, deve informar previamente o fornecedor de que é necessário recolher o equipamento antigo, para que a entidade transportadora tenha a documentação necessária para o poder transportar.
Descartar Equipamentos Avariados
Se não está em causa a compra de um novo equipamento, mas apenas o encaminhamento do equipamento avariado ou que já não usa, deve averiguar quando e em que condições é que é realizada a recolha de REEE no respetivo município, pode também contactar um ecocentro.
Caso se trate de um equipamento de pequenas dimensões, pode coloca-lo num Ponto Electrão ou num Depositrão.
Exemplos de REEE
Os velhos equipamentos usados, podem pertencer a várias categorias, como por exemplo:
- Grandes Electrodomésticos ( Máquinas lavar roupa, Secadores de roupa, Fogões, Micro-ondas, Radiadores eléctricos …)
- Pequenos Electrodomésticos ( Aspiradores, Torradeiras, Fritadeiras, Relógios …)
- Equipamentos Informáticos e de Telecomunicações ( Computadores, Impressoras, Tinteiros, Toners, Monitores, Teclados …)
- Equipamentos de consumo e painéis Fotovoltaicos ( Aparelhos de rádio, Aparelhos de televisão, Instrumentos Musicais, Painéis Fotovoltaicos …)
- Equipamentos de Iluminação ( Lâmpadas Fluorescentes, Lâmpadas de sódio …)
- Ferramentas Eléctricas e Electrónicas ( Berbequins, Serras, Máquinas de costura …)
- Brinquedos e Equipamentos de Desporto e Lazer ( Consolas de jogos de video portáteis, Computadores para ciclismo, mergulho, remo, slot machines …)
- Instrumentos de Monitorização e Controlo ( Detectores de fumo, Reguladores de aquecimentos, Termostatos, Aparelhos de medicação de pesagem …)
- Distribuidores Automáticos ( Distribuidores automáticos de bebidas quentes, Distribuidores automáticos de garrafas ou latas quentes ou frias, Distribuidores automáticos de dinheiro …)
Para saber qual o local mais perto de si que aceita estes resíduos pode consultar:
- Eco centro da entidade gestora de resíduos da sua região
- Pontos Electrão
- Pontos de Recolha de REEE
- Centros de recepção de resíduos
- Depositrão e Centros de Recepção
A recolha e reciclagem deste tipo de produtos permite a recuperação de vários materiais que podem ser reciclados e utilizados no fabrico de novos equipamentos, reduzindo a necessidade de extrair várias matérias-primas, bem como o impacto ambiental associado ao fabrico de novos produtos.
Proteja o Ambiente Hoje para Usufruir dele Amanha!
NOTA IMPORTANTE:
Caso se trate de uma empresa, para o tratamento dos REEE produzidos pela sua empresa, deve ter em conta que é obrigatório ter as guias de acompanhamento de resíduos a provar o correto tratamento dos seus REEE nos últimos 5 anos.