logo
Soluções de Impressão para Empresas
Toners e Tinteiros Reciclados

255 611 565

info@printerman.pt

Top

O Que Fazer aos Toners Vazios da Sua Empresa?

Soluções de Impressão para Empresas | Toners e Tinteiros Reciclados

O Que Fazer aos Toners Vazios da Sua Empresa?

Ao longo do dia muita coisa acontece na sua empresa. Certamente que a impressão de documentos é uma delas.

Sendo essa uma actividade a que nenhuma empresa consegue fugir, ela gera obrigatoriamente resíduos, que são considerados perigosos e que podem trazer coimas avultadas se não fizer o que deve ser feito.

Proteja o Ambiente e o Seu Negócio!

Para imprimir, a sua impressora vai precisar de tinteiros ou toners. Quando estes ficam vazios, têm de ser tratados como REEEs que são.

O nome REEE, são iniciais de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), que incluem uma enorme quantidade de produtos como: ferramentas, electrodomésticos, aparelhos de uso corrente ou a pilhas. Veja uma lista mais detalhada de equipamentos informáticos e telecomunicações.

No entanto há outros, que passam pelos utensílios da cozinha, e outras divisões, passando pelo escritório.

Entre os REEE incluem-se também os tinteiros e toners provenientes das impressoras, e a sua gestão foi legislada ao abrigo do DL nº67/2014 de 7 de Maio.

Evite Coimas (a partir de €7.500)

Este decreto de lei refere que todas as empresas independentemente da área de negócio ou actuação são obrigadas a fazer prova do destino que deram aos seus resíduos nos últimos 5 anos através das guias de acompanhamento de resíduos (E-GAR) sendo portanto obrigadas a estarem inscritas no SILIAMB.

Segundo as directivas internas da APA o tinteiros e toners passaram a ser considerados resíduos perigosos, como tal o seu tratamento deve apresentar um cuidado especial.

Os códigos LER ( Lista Europeia de Resíduos ) para tratamento de tinteiros e toners são:

16 02 13 – Equipamentos Fora de Uso Contendo Substancias perigosas
16 02 15 – Componentes Perigosos Retirados de Equipamentos Fora de Uso
Caso não trate correctamente os seus tinteiros e toners as multas para empresas começam nos 7.500€.

O Que Vai e o Que Fica

Para evitar problemas deve garantir que pelo menos uma vez por ano (12 em 12 meses) uma empresa licenciada para o tratamento de REEEs passa pela sua empresa para recolher tinteiros e toners gerados pelos seus equipamentos de impressão, e emite uma guia de acompanhamento de resíduos com os códigos LER acima indicados para apresentar a qualquer fiscalização.

Note que, qualquer empresa tem de justificar e registar o destino dado aos seus resíduos nos últimos 5 anos.

Não corra riscos desnecessários. Descarregue aqui tudo o que precisa de saber para tratar do ambiente e evitar coimas desnecessárias, ou fale já com um especialista que o vai aconselhar quanto aos procedimentos a tomar.

Abrir Chat
Necessita de ajuda?
Ola, em que o podemos ajudar?