Blog Printerman

Qual a Diferença Entre um Toner Original, Reciclado e Compatível?

Publicado por Manuel Silva em Janeiro 9, 2019

TonerCertamente que no momento de comprar toners para a sua impressora já se deparou com a questão: 

Afinal qual é a diferença entre um toner original, um toner reciclado e um toner compatível? 

É comum, no ato da compra nos apresentarem algumas destas hipóteses, pelo que é importante sabermos distinguir qual a diferença entre cada um destes produtos. 

O Que É Um Toner Original?

Também conhecidos como OEM (Original Equipment Manufacturer) os toners originais são toners que foram feitos pelo mesmo fabricante do seu equipamento de impressão. Falamos de marcas como a HP, Canon, Brother, Lexmark, Konica Minolta, Ricoh, Xerox entre muitas outras.

Estas marcas desenvolvem os seus equipamentos de impressão e os consumíveis são especificamente desenhados para os seus equipamentos. 

Estes consumíveis podem parecer um pouco caros quando comparados com outras soluções existentes no mercado devido ao custo de produção e de desenvolvimento do produto serem bastante grandes. Contudo estes toners são conhecidos por serem bastante fiáveis e de muito boa qualidade sendo por vezes a única opção disponível no mercado quando os equipamentos de impressão são muito recentes ou invulgares.  

O Que É Um Toner Reciclado? 

Os toners reciclados, tem origem na reciclagem de um toner original vazio. Este toner original vazio, passa por uma série de processos de desmontagem, limpeza, troca de peças e reenchimento de toner para que, no fim, depois de vários testes de qualidade o toner fique a trabalhar como trabalhava o toner original. Numa reciclagem de qualidade, todas as peças são desenhadas e projectadas para funcionar no equipamento de impressão, e devem ter a mesma origem das do toner original. 

Estes tipo de toners é uma solução segura para o ambiente e bastante interessante tendo em conta que se impede o envio para o aterro de muitos toners, atribuindo uma segunda vida a estes consumíveis. 

O Que É Um Toner Compatível? 

Quando estamos a falar de toners compatíveis, tal como o nome indica, trata-se de um toner que é compatível com outro. Contudo feito por outra marca que não a da impressora. Tratam-se de toner novos, feitos muitas vezes para funcionar em diversas máquinas idênticas entre si. 

O design destes toner é o mais idêntico possível ao dos originais para funcionar mas mesmas máquinas e em algumas referências a capacidade dos toners é aumentada permitindo imprimir mais páginas que o que o toner original faz.  

Estes toners são normalmente os mais baratos do mercado, contudo tenha em conta que marcas de mais baixa qualidade podem causar problemas no seu equipamento de impressão e impressões de baixa qualidade. 

Tem duvidas? Não espere para quando já estiver com problemas que poderia ter evitado. Fale já com um dos nossos especialistas em impressão para escritório.

Tópicos: Toners, tinteiros

Manuel Silva

Publicado por Manuel Silva

Subscreva o blog

Receba notificações por email sempre que existirem novos artigos.