Blog Printerman

O Que Fazer aos Tinteiros e Toners que Recebe na Sua Loja ???

Publicado por Manuel Silva em Março 22, 2019

close up of nail polish drop on white background with clipping pathEstamos a finalizar a segunda década do século XXI e a evolução da tecnológica é um marco no dia a dia de todos nós. O ritmo a que tudo o que nos rodeia tem evoluído é simplesmente incrível e impossível de prever como será o futuro. Apesar de todos os avanços tecnológicos a impressão é algo que sem duvida veio para ficar mais umas temporadas. 

O Cuidado com o Ambiente

Sabia que, para fazer um toner novo são usados aproximadamente 3,4 litros de petróleo? 

Pois é,um mundo em que as preocupações ambientais têm de estar cada vez mais presentes no dia a dia de todos nós, é importante sabermos o que fazer a todos e quaisquer resíduos com os quais nos cruzamos. 

Você na sua loja de informática ou papelaria, quando vende um tinteiro ou toner novo ao seu cliente é bem provável que receba de volta tinteiros e toners vazios. Se não recebe, alerte-o para o facto de tanto os toners como os tinteiros serem considerados materiais perigosos. Veja mais neste Alerta a Lojas de Informática. O ambiente agradece.Human hands in colorful paint showing symbols-1

Esses tinteiros e toners usados são denominados de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e a sua gestão foi legislada ao abrigo do DL nº67/2014 de 7 de Maio. 

Este decreto de lei indica que todas as empresas independentemente da área de negócio ou actuação têm de ter prova do destino que deram aos seus resíduos nos últimos 5 anos. 

Você que tem uma loja aberta ao publico esta obrigação cívica, de preservação do meio ambiente, e ao mesmo tempo legal deve ser sempre posta como prioridade.

Resíduos Perigosos 

Os tinteiros e toners são considerados resíduos perigosos devendo ser tratados como tal. Independentemente da sua origem, Tinteiros e Toners Originais, Reciclados ou Compatíveis, estes resíduos devem ser classificados, segundos as diretivas da APA, com os código LER ( Lista Europeia de Resíduos) com os códigos: 

  • 16 02 13 - Equipamentos fora de uso contendo substancias perigosas
  • 16 02 15 - Componentes perigosos retirados de equipamentos fora de uso

O que Fazer ao Velho Tinteiro ou Toner?

cartucho22Você, na sua loja de informática ou papelaria, que se torna detentor dos tinteiros e toners entregues pelos seus clientes, deve ter um parceiro/fornecedor que lhe possa emitir as Guias de Acompanhamento de Resíduos Electrónicos e que façam o correto tratamentos dos resíduos com vista a garantir que se encontrar legal, evitar multas que começam nos 7.500€ e não menos importante, proteger o meio ambiente.

Pode ver mais em ASAE Pode Multar Milhares de PMEs em Portugal

Para lidar com este problema e ficar de consciência tranquila, com o ambiente, com a ASAE e consigo próprio, não deixe de tratar devidamente os toners e tinteiros. Saiba tudo falando com uma equipa de profissionais dedicados ao tema. 

toners-recicladosNão Se Preocupe Mais Com

Toners e Tinteiros Vazios

 Fale já com Especialista! 

Tópicos: Gestão Residuos, Toners, tinteiros

Manuel Silva

Publicado por Manuel Silva

Subscreva o blog

Receba notificações por email sempre que existirem novos artigos.