Blog Printerman

Guia de Compra de Toners para Impressoras Laser

Publicado por Manuel Silva em Fevereiro 1, 2019

toners-reciclados

Qualquer empresa, com muito raras excepções tem no escritório, na fábrica, no armazém, uma impressora laser ou uma multifunções.

Entre tantas opções, a compra destes equipamentos de impressão e dos seus consumíveis representa sempre um desafio. 

É o caso do toner que abordamos a seguir:

Qual a Diferença entre Toner e Tinta?

Toner é o termo  que designa o pó plástico seco "tinta" usado pelas impressoras, fotocopiadoras e equipamentos multifunções para imprimir, usando o processo de impressão a laser.

Ao contrário da tinta usada nas impressoras a jato de tinta, que pulveriza o líquido na página que tem depois de se deixar secar, o toner é colocado na página e depois passa por um processo de aquecimento que derrete o plástico no papel. Como o toner não é líquido, não sofre do "sangramento" que a tinta pode causar quando o papel fica húmido após a impressão.

Ao comprar o toner de substituição para a sua impressora, fotocopiadora ou dispositivo multifunções (MFD), é natural que se depare com termos com os quais não está familiarizado ou pode ter dúvidas sobre o tipo de toner que deve comprar. Esperamos que estas dicas de compra facilitem a sua compra de toner.

Aqui vai ter uma visão geral, para mais detalhes consulte as FAQs na zona de suporte ao cliente ou peça o contacto de um especialista.

Escolha o Toner Certo

Normalmente, a forma mais fácil de encontrar o toner é através do Part Number do fabricante (às vezes impresso no toner ou na própria impressora / copiadora / fax). Se tiver dificuldade em encontrar o número, pergunte-nos que temos forma de descobrir pelo modelo do equipamento.

Muitos vendedores irão oferecer-lhe diversos tipos de consumíveis para a sua impressora, desde originais, denominados por OEM, a reciclados e a compatíveis.

 

Veja aqui Qual a Diferença Entre um Toner Original, um Reciclado e um Compatível.

 

Escolha a Opção Mais Indicada

Alguns toner estão disponíveis em capacidade extra, ou seja com maior capacidade de impressão o que lhe proporciona custos de impressão por página mais baixos e menos substituições de toners, economizando tempo e dinheiro.

Tenha Atenção às Cores

De uma forma geral as impressoras a cores usam toners diferentes. Se um Toner acabar, deve encomendar todas as cores para quando uma das outras terminar não ficar com uma impressão incompleta. Nota: Habitualmente o toner preto tem um consumo maior que as restantes cores, pelo que o terá de o comprar mais vezes. 

Há aplicações como o Printserv que lhe dão uma visão do estado geral dos toners. 

estado-toners-printserv

(peça um teste gratuito do Printserv AQUI)


Garanta que Não Fica Sem Toner

Para garantir que nunca vai deixar de imprimir pode optar ter sempre toners em stock. Os toners se não forem expostos ao calor ou à humidade excessiva têm uma vida útil muito longa.

Se não quiser correr nenhum destes riscos e ainda não "empatar" dinheiro em stock de consumíveis, pode sempre optar por um sistema de reposição automática de toner para garantir que nunca fica sem imprimir nem tem stock desnecessário.

Não se Meta em Aventuras Exóticas

A internet está cheia de dicas para recarregar os toners no principio "faça você mesmo". Se não for um técnico formado e especializado com as diversas fases envolvidas tem tudo para correr mal.

Quando receber o novo toner, há outros pontos que deve ter em conta:

  • Antes de instalar o cartucho, agite-o para soltar o toner que foi compactado durante o transporte. O melhor método para fazer isso é manter o nível do cartucho com uma das mãos em cada extremidade do cartucho e agitá-lo suavemente de um lado para o outro.
  • Verifique o toner antigo antes de o enviar para tratar. Em algumas marcas, como é o caso da Brother, o toner e o drum (tambor) saem juntos da máquina, contudo o drum pode ser reutilizado e precisa dele para continuar a operar com a impressora.

Veja aqui a diferença entre o toner e o tambor numa impressora Brother?

Quer eliminar definitivamente os problemas com os seus equipamentos laser, a compra e armazenamento de toners, a qualidade de impressão, a gestão de consumíveis? 

Experimente o Printserv, o software que lhe garante controlo e descanso absoluto.

Experimente Já

Tópicos: Toners, impressoras

Manuel Silva

Publicado por Manuel Silva

Subscreva o blog

Receba notificações por email sempre que existirem novos artigos.